quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Repúdio a uma nota de repúdio

Por causa da cegueira fanática que faz com que muitos relutem em ao menos ler qualquer argumento que defenda críticas contra seus times, vou procurar evitar fazer posts sobre defeitos ou qualidades de um ou outro clube de futebol em particular. Mas tem certas coisas que simplesmente não fazem sentido, e merecem registro.

E quem diria que a primeira dessas coisas que eu colocaria aqui seria algo negativo sobre o meu próprio time. Pois é, não sou antiflamenguista nem nada do tipo, muito pelo contrário: sou um torcedor. Mas um torcedor consciente, defensor do bom senso.

O Flamengo emitiu depois do jogo contra o Figueirense uma nota oficial em que afirma ter sido prejudicado pelo árbitro Heber Lopes, de forma que o mesmo tenha sido determinante para o resultado negativo. Impedimentos não marcados? Gols mal anulados? Expulsões injustas? Ao menos uma falta marcada na intermediária que não existiu e que iniciou a jogada do gol adversário? Nada disso! Cartões. Cartões amarelos. Diz a diretoria do Flamengo que os cartões, somados a supostas ameaças de expulsão, desestabilizaram os jogadores, que acabaram cedendo o empate. Logo o Flamengo, que tem jogadores psicologicamente treinados para suportar a pressão de uma final de Copa do Mundo, ou deveria ter.

Além do mais, obviamente algum motivo houve para que o árbitro ameaçasse as expulsões, se é que o fez. Ninguém em sã consciência compraria briga com a camisa mais tradicional do futebol brasileiro, nem com a maior torcida.

E logo nós, que tanto sacaneamos o Botafogo pelo reconhecido "chororô" depois de algumas derrotas para o Flamengo. Prejudicados ou não, protagonizaram exageros e agora o Flamengo está caminhando para o mesmo erro. Precisamos reconhecer que no futebol há erros e acertos de todas as partes, inclusive do árbitro. E o que mais me envergonha é que a reclamação da nota nem sequer se trata de um erro pontual, como foi o caso do Botafogo.

Tanto o Flamengo quanto os outros grandes clubes precisam ter a humildade de reconhecer quando são favorecidos tanto quanto de aceitar quando são prejudicados. Enquanto esses grandes clubes não mudarem, nada vai mudar.

Um comentário:

  1. André L.A.B. Martins18 de agosto de 2011 às 15:28

    Lucão é FOGÃO...hahahah
    Comentei sobre isso com um amigo meu flamenguista outro dia...

    ResponderExcluir