terça-feira, 16 de agosto de 2011

Estudar agora é crime

Eis que surge mais um projeto de lei para o Brasil. O projeto de lei 326/11 do deputado Rubens Bueno certamente, pra dizer o mínimo, não vem com a melhor das intenções. O projeto estipula que todos os estudantes que se formarem em universidades públicas sejam obrigados a prestar no mínimo 6 meses de serviços comunitários sem remuneração. Segundo ele, a intenção é que seja compensado o "privilégio do estudo gratuito".

Ora, mas que privilégio é esse que certamente exigiu de 14 a 16 anos de dedicação e, muitas vezes, milhares de reais investidos em escolas particulares? Será um privilégio semelhante àquele que é ter o poder de tomar a decisão de aumentar seu próprio salário e, como se não bastasse, vetar o aumento do salário de outros? Isso sem falar nos impostos que os pais dos estudantes pagam e que eles também logo começarão a pagar, que são teoricamente destinados a essas mesmas universidades.

Um ladrão que invade a casa de alguém, um vândalo que depreda o patrimônio público ou um covarde que maltrata animais, quando declarados culpados por esses crimes, na maioria das vezes, são condenados à - adivinhe! - prestação de serviços comunitários. A mesma que o senhor Bueno entende como justa para os estudantes de universidade pública. Talvez seja um crime estudar de graça. "De graça".


Pois é, é um privilégio estudar em universidades às vezes sem ar condicionado, cadeiras, mesas ou até mesmo sem banheiros decentes, mas é perfeitamente cabível passar a semana sentado em um escritório refrigerado pensando no próximo aumento de salário, ou pensando em novas leis estúpidas para se juntarem às outras tantas desse país. Tem coisa errada aí.

4 comentários:

  1. Tem coisa errada ai ² . Bom texto, e bom saber de um fdp desses.

    ResponderExcluir
  2. André L.A.B. Martins18 de agosto de 2011 às 15:25

    Boa lucas,pena que na prática existe muita 'politicagem'

    ResponderExcluir
  3. Curti muito! Seria bom também relembrar ao querido deputado que antes de tudo educação não é um privilégio e Oogoverno não me faz o menor favor me provendo educação gratuita, é um direito meu garantido em Constituição.

    ResponderExcluir
  4. Educação 'gratuita'... não ta fazendo mais do que a obrigação do governo!

    Proxima lei:
    Cadeira eletrica pra quem faz mestrado!

    ResponderExcluir