quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Ah, futebol...

Evidentemente que um dos primeiros posts teria de ser sobre o esporte que mais me fascina nesse planeta. Não pretendo me alongar aqui em análises levianas sobre seleção, campeonato brasileiro, erros de arbitragem ou protestos contra Ricardo Teixeira. Reservarei este espaço apenas para minha singela reverência a essa criação divina que é o futebol.

O esporte por si só, serve basicamente para trazer alegria e qualidade de vida. Com o futebol, não é diferente. Ou será que é?

É possível que nenhum outro esporte denote melhor o sentido de "alegria" do que o futebol. A alegria de ver seu time ser campeão na véspera de uma segunda-feira de trabalho. Ou se não foi campeão, também não faz mal: conseguir classificação para alguma competição ou para a fase seguinte de uma já é motivo de orgulho. Nada disso? Ok, quem nunca viu torcedores chorando de felicidade por uma mísera permanência na primeira divisão, naquele jogo sofrido no qual deu tudo certo no final?

Caso nada disso tenha acontecido, ou pior, o time tenha sofrido uma eliminação ou mesmo um rebaixamento, aí sim, a tristeza. Depressão? De forma nenhuma. Como pode-se chamar de deprimido um torcedor que, já na semana seguinte, estará lá, em frente à TV ou plantado em um desconfortável assento de estádio, pronto para acompanhar seu time novamente?

Quando um de seus amigos muito próximos volta arrasado de um encontro com a namorada e lhe conta que eles brigaram, o que você faz é consolá-lo, e você fica triste por ele. O clima fica pesado.

E quando esse mesmo amigo volta arrasado do estádio após ver o time para o qual ele torce ser vergonhosamente derrotado, o que você faz? Você o sacaneia. Sorri. É fantástico.

Talvez seja uma opinião bem passional, mergulhada em parcialidade, de alguém assumidamente apaixonado por futebol. Não vou tentar aqui me defender dessa visão. Não vou procurar argumentos racionais para contrariá-la. Vou apenas aceitar. Aceitar com orgulho, com alegria. Aquela mesma alegria que só o futebol consegue transmitir, tão facilmente.


O vídeo é a partida completa de Brasil 5 X 2 Suécia pela final da Copa de 58. Um brinde a quem, assim como eu, sente saudades das alegrias que a seleção nos trazia e gostaria de ter vivido no tempo em que elas eram mais frequentes.

Um comentário:

  1. Tu vai achar que eu tô zoando, mas me emocionei aqui com o terceiro e o quarto parágrafos.

    Só quem VIVE isso, de fato, entende o que você tá falando. Ainda mais se for botafoguense como eu - o que a gente sofre não é brincadeira!

    Mas quem liga? Sábado, lá estou eu no Engenhão - e suas mais novas cadeiras vermelhas - torcendo e sofrendo, e assim vai ser até o fim da minha vida!

    Ah, e uma ressalva: hoje, dia 12/08/11, o Botafogo de Futebol e Regatas completa 107 anos. Parabéns a esse clube que tanto contribuiu pra rica e gloriosa história do futebol brasileiro, e também mundial!

    Saudações Alvinegras

    ResponderExcluir