terça-feira, 20 de setembro de 2011

Vale tudo pra vencer?

Quando escutamos esta frase, a primeira coisa que nos remete certamente é um atleta que faria qualquer tipo de sacrifício para vencer. Vanderlei Lima, maratonista terceiro colocado nas Olimpíadas de Atenas, porque persistiu na corrida mesmo após ser empurrado. Ou o lendário goleiro José Carlos Castilho, recordista de partidas pelo Fluminense-RJ, que resolveu amputar seu dedo contundido para que pudesse retornar mais rápido aos gramados para defender seu clube. Essas e outras figuras certamente nos passam a mensagem de que vale tudo para alcançar um objetivo, defender aquilo que ama.

Mas e quando começamos a deixar o mérito da superação para falar de falta de honestidade? Continua valendo tudo para vencer?

O vídeo abaixo mostra mais uma vergonha que ocorreu por aqui, muito recente, na série C do campeonato brasileiro de futebol. É um campeonato que certamente não estampa as capas da mídia, e tampouco interessa para a maioria dos telespectadores. Porém, não é por isso que o absurdo deve deixar de ser divulgado - muito pelo contrário. Até por se tratar de um clube tradicional do nosso futebol, e também porque isso pode ser o início de uma bagunça (ainda maior) no nosso esporte. E, se virar bagunça generalizada mesmo, certamente perderemos um dos maiores patrimônios da nossa cultura e do nosso povo.

A situação e as imagens são muito bem descritas e exibidas no vídeo. Basta assistir.



Realmente constrangedor para qualquer amante do futebol, não importa o campeonato que seja. Mas é sempre importante ressaltar que o Brasil é só mais uma entre as tantas potências do futebol que se envolvem em qualquer tipo de escândalo no esporte. O Calcio da Itália, a Premier League inglesa, e mais recentemente o campeonato turco, entre outros do tão elogiado futebol europeu. Talvez não seja apenas questão de brasileiro precisar de educação. O que menos gente enxerga, mas que é mais alarmante, é que há um mundo inteiro precisando de consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário