quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Conflito de hipocrisias

"Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim". Não vou usar aqui a frase de Millôr Fernandes para discutir sistemas políticos - longe disso. Décadas depois do fim da ditadura, ainda é possível encaixar essa frase em situações que às vezes nada tem a ver com política. Por exemplo, quando falamos da tão criticada "ditadura do heterossexualismo".

Atualmente, estão sempre em pauta debates (e por vezes protestos) envolvendo homossexualismo, homofobia, luta contra o preconceito, direitos das "minorias", enfim, esse tão inútil e sem sentido apartheid moral que existe entre hetero e homossexuais. Há quem ache que de fato existe a tal "ditadura do heterossexualismo". A opressão dos "machões" sobre os gays, muitas vezes gerando até agressões físicas (que é o que a mídia mais gosta de divulgar) e aquela falsa imagem de que os homossexuais são todos pessoas do bem e que sonham com um mundo melhor e igual para todos. O problema, porém, é muito mais profundo do que se pensa

Que fique bem claro, antes de mais nada, que não se trata aqui de uma generalização. É óbvio que existem muitos homossexuais que visam a apenas defender suas ideias e acabar com a homofobia, sem impor nada de maneira nenhuma, da mesma forma que há os heterossexuais que também defendem direitos iguais para todos, e apenas não suportam essa onda de moralismo que invadiu o país nos últimos anos (o que nada tem a ver com preconceito).

A questão maior, porém, remete àquela velha história da natureza humana, a de defender apenas aquilo que lhe convém. Ao contrário do que muitos imaginam, também existem os gays que acham absurdas quaisquer ideias ou atitudes que contrariem as suas, e que também criam seus próprios preconceitos. Prova disso está em uma recente reportagem da Folha de S. Paulo, na qual são apresentados depoimentos de alguns bissexuais, revelando que não sofrem preconceito apenas de um lado. Se existem heterossexuais que não admitem relações entre pessoas de mesmo sexo, também existem homossexuais que não suportam a ideia de uma relação com alguém do sexo oposto. Pena que esteja na moda divulgar apenas a primeira irracionalidade.

E, nessa história, quem fica à deriva são os pobres moralistas que defendiam tão fervorosamente o fim do preconceito em função das minorias homossexuais, e que provavelmente mal sabiam que o preconceito na verdade existe em todas as partes.

Talvez a conclusão que pode ser tirada disso tudo seja a de que não importa a proporção entre as vítimas de um lado ou de outro em um conflito de ideais, o preconceito existe por todos os cantos e passa a ser um argumento importante que cada lado usa apenas na hora de se defender. Pode ser também que a "ditadura do heterossexualismo" seja uma mera imagem criada pela nossa mídia moralista. Mas e se os gays fossem maioria? Será que haveria uma democracia, ou apenas outra ditadura? Como nos mostra Millôr, depende do ponto de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário