sábado, 10 de setembro de 2011

TV para sempre

Há poucos dias, falei sobre clássicos dos videogames. Dessa vez, uma homenagem a algumas antiguidades marcantes da televisão.

Esta que está cada vez mais perdendo espaço para a internet conforme avança a tecnologia. Sites como o Youtube transmitem ao vivo, legalmente, eventos importantes, e já possuem até comerciais. Além de a televisão estar cada vez mais se perdendo dentro da internet, a própria internet está adentrando as TVs cada vez mais. Hoje, já temos televisões que se assemelham a computadores de fato. A tendência é que isto se torne cada vez mais comum.

Então, mesmo que a TV não tenha para onde correr, vale registrar aqui programas que assistimos naquelas TVzinhas antigas, e dos quais lembraremos por um bom tempo.

10) Programa do Hugo
Na tentativa de aproximar a TV de um videogame, o duende Hugo, criado na Dinamarca, veio para fazer muitas crianças pegarem os telefones para ter a chance de controlar o duende através de mapas muito parecidos com jogos da época e concorrer a prêmios. Mesmo para quem não queria entrar na competição, o programa conseguia divertir bastante e provocar muitas conversas e comentários no dia seguinte.


9) Show do Milhão
Não há como deixar de lado o programa que reunia famílias inteiras que aproveitavam para aprender enquanto se divertiam com a adrenalina do mesmo, ou aproveitavam para mostrar que sabiam muito. Na apresentação do mestre da TV, Sílvio Santos, o Show do Milhão certamente esteve presente em muitas TVs brasileiras.

8) Disney CRUJ
Da musiquinha marcante aos desenhos Disney que faziam sucesso na época, o programa fez parte da infância de muitos dos jovens de hoje. Garotos e garotas interpretando personagens bizarros em um cenário igualmente estranho davam um toque animado a mais nas noites em que ele era exibido.




7) Fantasia
Programa de altos e baixos e várias mudanças de horário e formato, que girava em torno da interação das crianças, seu público-alvo, com as gincanas na maioria das vezes criativas e irreverentes. Batalha naval, jogo da memória etc, faziam as crianças verem na TV reproduzidos os seus próprios passatempos enquanto acompanhavam o nervosismo de quem estava participando por telefone.


6) Dragon Ball
Facilmente incluso em um seleto grupo dos melhores animes de todos os tempos, Dragon Ball e seus sucessores, como Dragon Ball Z, criou personagens, batalhas e reviravoltas inesquecíveis para todos os (muitos) admiradores do desenho. Sempre com um novo desafio e vilões sempre mais poderosos que os anteriores, Dragon Ball parecia querer fazer o espectador vivenciar cada confronto (quem não lembraria de Goku X Freeza?) e não perder nenhum episódio.

 5) A Praça é Nossa
Completamente descaracterizado atualmente, a Praça já foi o principal ponto de encontro de muitas risadas. Criando e consagrando personagens como Batoré, Filomena, Vera Verão e a Velha Surda, o programa transforma um local simples, representado por uma praça, em um ambiente de conversas casuais e descontraídas. Particularmente, gastei muitos fins de noite com ele na infância e posso dizer que me divertia em quase todas as sessões.
 

4) Sai de Baixo
Saudosíssimo programa de humor, que fez ficar na cabeça de todos o famoso bordão "cala a boca, Magda!", e teve sua transmissão interrompida sem nem ao menos estar com audiência "insuficiente". Gravado não em um estúdio, mas em um teatro, o programa substituiu as batidas risadas ensaiadas ao fundo por frequentes conversas com o público, tornando tudo mais descontraído. Sem contar, é claro, os roteiros geniais.

3) Castelo Rá-Tim-Bum
"Mas por quê?" "Porque siiim, Zequinha..." "Porque sim... não é resposta!" 

Quem não lembra dessas e outras clássicas frases desse sucesso infantil? Confesso não me lembrar muito dos personagens, mas o fato é que sempre que se falar em Castelo Rá-Tim-Bum, pelo menos uma vaga imagem de um castelo excêntrico com pessoas excêntricas e cenas mais excêntricas ainda virá à mente.

2) A Escolinha do Professor Raimundo
Comandado pelo mestre do humor, Chico Anysio, o programa foi um dos melhores do gênero da década de 90. Personagens e frases consagradas que ficaram conhecidas por todo o Brasil marcaram época e não conseguiam deixar sério qualquer um que assistia.

Hoje, certamente, deixa saudades aos muitos que acompanharam e admiraram pelo menos parte da trajetória do programa.


1) Chaves
Poucos conseguirão contestar o fato de Chaves ser, talvez disparadamente, o programa mais bem colocado nessa lista. Difícil encontrar alguém cuja infância não passou por Chaves e seus chutes no ar, Quico e seu estranho choro na parede, Seu Madruga e sua eterna pilantragem ou Dona Florinda e seu mau humor. Personagens inesquecíveis em qualquer época, para qualquer idade.

Tamanho foi o sucesso do programa, que hoje tenta-se reproduzir de todas as formas um novo episódio de Chaves, seja por desenho ou por novos atores. Mas, certamente, nada conseguirá passar à frente ou substituir o elenco e os personagens que, pelo que parece, foram os mais próximos a alcançar a fórmula da perfeição no humor infantil.

3 comentários:

  1. OMG! Programa do Hugo, Disney CRUJ, Show do Milhão, Fantasia e Dragon Ball!! Revivi minha infância agora D:

    Excelente post :D

    ResponderExcluir
  2. Eu curtia Dragonball, mas não era viciado como todo mundo. Curti bem mais Pokémon.

    E uma coisa que quase ninguém via muito, nem me lembro o nome do programa, mas passava no SBT com o Sílvio Santos, uma mira com uma bola ia de um lado pro outro e a pessoa, pelo telefone, ordenava a hora do chute. Eu gostava muito hahaha

    ResponderExcluir